Crítica do filme Shaun, o Carneiro

A fuga das ovelhas

por
Renata Cavalheiro

02 de Setembro de 2015
Fonte da imagem: Divulgação/
Tema 🌞 🌚
Tempo 🕐 4 min

☕ Home 💬 Críticas 🎭 Opinião

A série britânica “Shaun” ganhou um filme em 2015, de mesmo nome: Shaun, o Carneiro. Para quem não conhece o Shaun, aqui vai um pequeno resumo de quem é ele: Shaun é um carneiro muito esperto que lidera o rebanho e também é amigo de um cachorro chamado Bitzer. Todos eles moram numa fazenda e passam o dia tentando resolver problemas sem serem descobertos pelo fazendeiro. 

Assim como na série de TV, Shaun conta as trapalhadas de um carneiro que queria tirar umas férias do trabalho duro da fazenda, mas acaba causando uma grande confusão e vai parar na cidade grande, onde tenta se esconder dos humanos para consertar o deslize que cometeu lá na fazenda onde mora. Os outros carneiros vão para a cidade atrás dele para tentar ajudá-lo, assim como o cachorro, que também fica preocupado, e vai atrás de Shaun e de seu dono (o fazendeiro).

Diversão e simplicidade

O filme é todo feito em stop-motion de massinha, e é um trabalho lindo de se ver (tanto na série de TV quanto no cinema)! Além disso, ele é todo sem diálogos, contando apenas com algumas músicas e alguns sons de expressão (como grunhidos e barulhos que não envolvem falas), então o fator visual conta muito para deixar o filme interessante e divertido. E, nesse quesito, o filme acerta em cheio!

 shaun sheep xlarge 3dc41

Um filme sem diálogos pode soar sem graça e desinteressante, principalmente para aqueles que não gostam tanto de animação ou preferem filmes mais complexos, mas a simplicidade de Shaun é o que o deixa tão fantástico. Eu fui no cinema com a minha irmã de 9 anos e, logo quando estávamos saindo da sala, ela me disse “Não tem fala, né? Mas eu ri bastante!”, e eu também. Assim como eu ouvi muitas outras crianças e adultos rindo.

A diversão, para as crianças, fica por conta das trapalhadas dos carneiros e do cachorro e, para os adultos, por conta das referências a outros clássicos do cinema, como o Silêncio dos Inocentes, que a maioria irá reconhecer ao longo do filme. Assim, apesar de ser um filme infantil; os pais, tios, avós, irmãos mais velhos e até mesmo aqueles que querem ver sozinhos, não apenas acompanhando uma criança, irão se divertir também.

A fuga das ovelhas

É, definitivamente, um ótimo filme para se ver em família sem se preocupar com as piadas adultas demais ou com cenas que às vezes possam parecer não muito apropriadas para um filme infantil. Se você está com preguiça de levar suas crianças para ver Shaun por achar que é um filme muito infantil, pode deixar a preguiça de lado e correr para o cinema, pois é um filme com uma mensagem bonita e muito bem feito. A animação, como já dito aqui, é linda e só dá para ficar imaginando o quanto tempo e trabalho os criadores tiveram que dedicar para fazer o filme ficar tão legal!

90486 shaun the sheep movie shaun the sheep 6485e

E, se isso não foi suficiente para te convencer, um outro argumento que entra favor de Shaun é que ele vem dos mesmos criados de A Fuga das Galinhas e Wallace & Gromit, seguindo a mesma pegada destes filmes – que fizeram muito sucesso quando lançados em 2000 e 2005, respectivamente.

Fonte das imagens: Divulgação/

Shaun, o Carneiro - O Filme

O carneiro Shaun está em apuros em pleno dia de folga!

Diretor: Mark Burton, Richard Starzack
Duração: 85 min
Estreia: 3 / set / 2015
Renata Cavalheiro

Uma forma de vida bípede, baseada em carbono e descendente de primatas.