Crítica do filme Snoopy & Charlie Brown

Não é fácil ser bonzinho...

por
Fábio Jordan

04 de Fevereiro de 2016
Fonte da imagem: Divulgação/20th Century Studios
Tema 🌞 🌚
Tempo 🕐 3 min

☕ Home 💬 Críticas 🎭 Animação

Tudo que você precisa é de amor, e um pouco de chocolate, e ver o filme do Snoopy e Charlie Brown nos cinemas.

A animação inspirada na obra de Charles M. Schulz chegou atrasadinha no Brasil, mas traz todo o carinho do autor para as telonas.

Charlie Brown, Snoopy, Lucy, Linus e toda a turma do Snoopy chegam para animar adultos e crianças em uma história já conhecida, mas contada de um jeito diferente. Charlie Brown se vê em uma fase complicada ao descobrir o que é a paixão e não ter noção de como agir.

Paralelamente, Snoopy, o beagle mais fofo — e também piloto — embarca em uma missão para enfrentar o Barão Vermelho e salvar a queridinha Fifi. Em uma mistura deliciosa de cenas atrapalhadas e divertidas situações com os dois protagonistas, o público é levado a embarcar nesta gostosa aventura.

Se vale a pena? Bom, eu sou suspeito pra falar (fui até de cosplay ao cinema), mas, consultando várias pessoas que foram ver, ficou claro que a obra é tão fofa quanto inteligente. Vale muito mais para adultos, mas ainda tem cenas divertidas pra criançada.

Queria abraçar os personagens

Bom, eu já “li” (entre aspas, porque um terço é leitura, um terço é acompanhar a ilustração e outro terço é dar boas risadas) muita coisa do Peanuts, já vi muitos episódios da série animada, já quis muito ter um Beagle, já pensei como seria legal viver no mundo do Charlie Brown e sua turma.

A animação da Blue Sky Studios acerta em cheio ao conseguir realizar alguns dos desejos dos fãs e inovar de forma inteligente. O filme “Snoopy & Charlie Brown” adapta muito bem os quadrinhos para a telona, trazendo muito do universo proposto por Schulz para uma nova dimensão.

peanuts3 6efb8

Mesmo sendo uma linguagem completamente diferente, é bem fácil perceber as mesmas falas em diálogos rápidos entre os personagens, tal qual acontece nos quadrinhos (a cena com a Lucy atendendo o Charlie Brown é apenas um exemplo, mas tem várias outras divagações do Peanuts que são facilmente transportadas para o cinema).

A ilustração fica muito mais charmosa, com personagens que seguem os traçados do autor, mas que ganham vida de forma magistral. Eles todos são muito fofinhos e você vai querer mergulhar nesse universo de amizade e diversão. Tudo se encaixa e fica ainda mais gostoso de curtir com a ótima dublagem do Brasil.

Quem é bonzinho passa por muitos perrengues

O Charlie Brown é um menino bem legal, pena que só pisa na bola. Nem é de propósito, só que tudo dá errado para o pobre coitadinho. Esse sempre foi o jeitinho característico dele, mas as mancadas no cinema parecem ainda mais colossais.

Ao mesmo tempo em que o público dá boas risadas, não tem como não ter aquela sensação de empatia e até de pena pelo pobre coitado do Minduim… Seja numa simples dancinha ou na hora de entregar o trabalho do colégio, alguma coisa sempre pode dar errado. O mundo parece conspirar contra o nosso amiguinho.

peanuts1 edcfd

Ainda bem que o filme tem algumas sacadas legais pra levar mais ânimo à história e também à plateia (já que tem muita criança vendo, é bom que tenha algumas partes mais felizes na trama, né?). Aliás, o ritmo da animação é muito acertado, graças às duas histórias paralelas e a trilha sonora reimaginada (temos os sons clássicos com novos arranjos).

Nem todos terão a mesma sensação, mas, na minha humilde opinião, o filme “Snoopy & Charlie Brown” consegue resgatar boas memórias ao trazer elementos nostálgicos e despertar novos sentimentos com uma boa pitada de inovação. Altamente recomendado!

Fonte das imagens: Divulgação/20th Century Studios
Diretor: Steve Martino
Duração: 88 min
Estreia: 14 / jan / 2016