Crítica do filme Universidade Monstros
Um novo e divertido mundo de monstros
A Pixar é especialista em fazer animações com personagens que, ainda que fora do comum, são muito simpáticos. Lá em 2001, o estúdio nos apresentou dois monstrinhos engraçados que formavam uma bela dupla e trabalhavam na empresa Monstros S.A. Juntos, eles salvaram o dia e ajudaram uma simpática mocinha chamada Boo.
Agora, 12 anos depois do primeiro filme, temos a oportunidade de conhecer a continuação que, na verdade, é um prelúdio. Esta é a bonita história de um monstrinho que sonhava em ser um assustador. Uma criaturinha verde que batalhou para entrar na "Universidade Monstros". Este é o começo da amizade de Wazowski e Sullivan.
Não adianta querer negar. Todos nós queríamos uma continuação de Monstros S.A. com os três personagens principais – sim, todo mundo queria a Boo no segundo filme. A Pixar não fez isso, mas, para compensar, nos deu uma animação de excelente qualidade e recheada de imaginação. Universidade Monstros é um filme que surpreende e diverte muito!
É bom comentar que a Pixar tinha uma grande responsabilidade em mãos: não decepcionar a legião de fãs que ela conquistou com a primeira aventura dos assustadores. O estúdio soube exatamente como conduzir uma história nova que agrada com personagens inéditos. Não é para menos, afinal, o roteiro deste filme é de autoria dos mesmos escritores de Monstros S.A.
Abordando uma série de situações típicas de uma universidade, a animação consegue entreter os adultos que já passaram por situações semelhantes e divertir a criançada que ainda nem sabe como é essa fase de descobertas. As piadas são bem distribuídas e, como de praxe, há momentos que conseguem passar emoções fortes ao público.
Devo dizer que fiquei boquiaberto com a qualidade gráfica da animação. Claro, depois de 12 anos, não é de se admirar que a Pixar tenha evoluído sua técnica. Na Universidade Monstros, o estúdio abusou da criatividade para criar uma enormidade de monstros. É um mundo novo e que convence muito o público. Nesse sentido, este filme é mais ousado que o primeiro.
Os cenários são incrivelmente detalhados e as cenas que mostram um pouco do mundo dos humanos são perfeitas. Todo esse trabalho visual é perfeitamente complementado com uma trilha especialmente feita para o filme. A dublagem nacional também merece destaque, afinal, as vozes que dão vida a nossos amigos estão de volta.
Enfim, eu não tenho defeitos para botar no filme. Fiquei contente em ver que a Pixar preferiu dar um rumo diferente aos personagens, do que se arriscar em criar uma continuação que pudesse estragar nossa imaginação sobre o futuro de Mike, Sulley e Boo.
Seja você um fã de Monstros ou da Pixar, tenha a certeza de que a matrícula na "Universidade Monstros" é garantia de alegria e diversão!