Ancine lança campanha de comemoração por seus 15 anos

por
Lu Belin

20 de Fevereiro de 2017
Fonte da imagem: Ancine
Tema 🌞 🌚
Tempo 🕐 2 min

Criada em 2001 pela Medida Provisória 2228-1, a Agência Nacional do Cinema (Ancine) comemorou 15 anos no final do ano passado e lançou uma campanha para comemorar sua história e incentivar o audiovisual brasileiro.

Trata-se da agência reguladora do cinema e do audiovisual no Brasil, ou seja, é a responsável por regulamentar e fiscalizar as produções de cinema e televisão no país. Desde 2003, ela é vinculada ao Ministério da Cultura, o que permite um alinhamento maior com outras atividades relacionadas a manifestações culturais e comunicação via audiovisual.

Durante a campanha, a Ancine divulgou alguns dados interessantes relacionados ao cinema e à TV paga. Você sabia, por exemplo, que os cinemas brasileiros receberam 30 milhões de pessoas em 2016? Pois é! Esse número era de apenas 7 milhões em 2002!

Ancine15anos1 7b364

Outras informações importantes dizem respeito ao número de filmes lançados oficialmente, que subiu de apenas 29 em 2002 para mais de 140 em 2016! Além disso, também aumentou o número de salas de cinema, por incrível que pareça: de 1600 para 3100!

Ancine15anos3 746bd

Entre as ações da campanha estão alguns vídeos que incentivam a produção e o consumo de materiais nacionais, desde os programas de TV até os filmes para o cinema. Confira um dos vídeos:

A ANCINE é administrada por uma diretoria colegiada aprovada pelo Senado e composta por um diretor-presidente e três diretores, todos com mandatos fixos, aos quais se subordinam cinco Superintendências: Análise de Mercado, Desenvolvimento Econômico, Fiscalização, Fomento e Registro, além das Secretarias Executiva, de Gestão Interna e de Políticas de Financiamento.

Ancine15anos2 84edc

Além do seu Escritório Central, localizado no Centro do Rio de Janeiro, a ANCINE conta com mais dois escritórios regionais, sendo um em Brasília e outro em São Paulo.

A missão da ANCINE é desenvolver e regular o setor audiovisual em benefício da sociedade brasileira. Encerrado o ciclo de sua implementação e consolidação, a ANCINE enfrenta agora o desafio de aprimorar seus instrumentos regulatórios, atuando em todos os elos da cadeia produtiva do setor, incentivando o investimento privado, para que mais produtos audiovisuais nacionais e independentes sejam vistos por um número cada vez maior de brasileiros.

Lu Belin

Eu queria ser a Julianne Moore.