Compositor lendário de trilhas de faroeste, Ennio Morricone morre aos 91 anos
De acordo com o jornal The New York Times, o compositor Ennio Morricone morreu nesta segunda-feira (06 de julho de 2020) aos 91 anos. A morte foi confirmada por seu advogado Giorgio Assumma, o qual relatou que o maestro foi internado em um hospital em Roma, na semana passada, após sofrer uma queda e ter fraturado o fêmur.
Ennio Morricone foi um compositor italiano responsável por mais de 500 trabalhos sonoros para filmes dos mais variados gêneros, mas certamente sua marca registrada foram os tantos faroestes, muitos categorizados como spaghetti westerns. Entre suas obras mais memoráveis, podemos citar as diversas composições que fez para os filmes de Sergio Leone na década de 1960.
Quem sabe, você nunca tenha ouvido ou lido este nome nos créditos dos filmes, mas as chances de você não conhecer uma das composições deste mestre do áudio cinematográfico são muito remotas. Obras como “Era uma Vez no Oeste”, “Três Homens em Conflito” , “Era uma Vez na América” e “Por uns Dólares a Mais” são alguns dos expoentes de sua carreira.
Curiosamente, em filmes como “Por Um Punhado de Dólares” e “Joe, o Pistoleiro Implacável”, Morricone não foi creditado, uma vez que nesses trabalhos ele usou pseudônimos como Dan Savio e Leo Nichols, respectivamente. Apesar do foco em faroestes, o maestro italiano também produziu trilhas para filmes de terror como “O Enigma de Outro Mundo” e “O Exorcista II: O Herege”.
Mesmo com um talento imensurável, Morricone nunca ganhou um Oscar por suas trilhas, mas foi prestigiado com um Oscar Honorário em 2007 por suas contribuições para o cinema mundial. Por outro lado, ele teve mais de 90 indicações e mais de 80 vitórias em diversas premiações ao longo de sua carreira.
Entre seus trabalhos de maior destaque num passado recente, temos a trilha sonora de “Os Oito Odiados” (de Quentin Tarantino), “Lembranças de um Amor Eterno” e “O Melhor Lance” — esses que são dirigidos por Giuseppe Tornatore, cineasta que está produzindo o documentário “Ennio: The Maestro”, uma homenagem que virá em excelente hora.
Ennio Morricone deixará saudades, mas suas obras serão propagadas pela eternidade, como a gaita icônica do tema “The Man with the Harmonica” do filme “Era Uma Vez no Oeste”. Fique agora com uma compilação dos melhores hits do compositor:
Confira também alguns dos filmes com as trilhas de Ennio Morricone:
Fonte The New York Times
Fonte das imagens LucaChp