Especial Halloween: as feiticeiras mais queridas (e assustadoras) do cinema
Crescemos sendo ensinados a temer as bruxas, essas criaturas aterrorizadoras que preparam um caldeirão fervente especialmente para cozinhar criancinhas, lançar maldições e feitiços e conduzir sacrifícios humanos.
A própria história da humanidade já provou que as mulheres queimadas nas fogueiras da inquisição por bruxaria não necessariamente eram de fato criaturas do mal. O cinema também nos ajudou a criar uma afeição pelas feiticeiras mais simpáticas, divertidas e, claro, muito mágicas.
Neste Halloween, listamos algumas das bruxas que mais brilharam na história do cinema.
A protagonista de "Elvira: A rainha das trevas" fez sucesso nos anos 80 em um filme no qual ela apresenta um programa sobre filmes de terror e se descobre na verdade dotada com poderes sobrenaturais.
Mas a única coisa daqual Elvira é culpada é a de arrasar a TV da época com sua sensualidade. Aliás, a TV e a cidadezinha de Fallwell, Massachusetts, à qual ela se muda depois de herdar a casa (e os poderes) de sua tia Morgana.
Interpretada por Cassandra Peterson, Elvira é até hoje um verdadeiro símbolo de quebradoras de paradigmas dos anos 80 e um ícone do cinema norte-americano.
Em "As Brumas de Avalon", a poderosa feiticeira Morgana (ou Morgaine), interpretada por uma suuuuper jovem Julianna Margulies, é meia-irmã do Rei Arthur. O filme conta a história de Camelot sob o olhar das feiticeiras de Avalon.
O filme é uma adaptação da série de livros do mesmo nome, de autoria de Marion Zimmer Bradley, uma sequência belíssima, empoderadora e feminista sobre as bruxas Morgaine, Igraine e Viviane, sacerdotizas poderosas e senhoras do lago.
A saga de "Sabrina, Aprendiz de Feiticeira" chegou também primeiro como série, depois virou filme, com várias sequências: Sabrina vai a Roma, Sabrina vai à Austrália.
Melissa Joan Hart, que interpreta a bruxinha Sabrina, já tinha 20 anos quando o filme foi lançado, mas a personagem tem apenas 16 anos. Na história, a adolescente é enviada para viver com duas tias excêntricas, quando descobre que tem poderes mágicos.
O principal encanto da saga é a união entre magias e forças misteriosas com as aventuras típicas de uma adolescente.
Quem não se lembra das assustadoras Winifred, Sarah e Mary, as irmãs Sanderson do filme "Abracadabra"? As pobrezinhas acordam na década de 60, depois de três séculos adormecidas e aprisionadas, em um mundo completamente diferente daquele no qual nasceram.
Elas precisam realizar uma magia especial para se tornarem imortais e dominarem o mundo. Para isso, atraem uma jovenzinha e trazem de volta alguns monstros que complicam a vida de quem precisa salvar a menina e, de quebra, o mundo.
No entanto, a confusão das irmãs na tentativa de se adaptar ao novo mundo e seu talento cômico e musical é tão forte que é impossível não criar simpatia por elas.
Por último, mas não menos importante, a bruxa mais inteligente de todos os tempos. Mais do que mágica, ela se tornou uma verdadeira heroína de uma geração inteira, mostrando todo seu girl power e salvando o dia over and over again durante a saga Harry Potter.
Ao lado de Harry e Rony, Hermione Granger (Emma Watson) usa todo o seu exímio talento para a pesquisa para ajudar a derrotar o bruxo das trevas Voldemort, ele que não pode ser nomeado. A melhor da classe de Feitiços, perfeccionista no uso de seus poderes, Hermione está sempre à frente dos outros bruxos.
Para você, qual é a feiticeira mais querida de todas? Vale dizer também qual é a mais assustadora, já que elas são especialistas em dar sustos!
Fonte Café com Filme
Fonte das imagens IMDB