Sobre a 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul
Na última sexta-feira, dia 14 de novembro, a 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul realizou sua sessão de abertura na Cinemateca de Curitiba. O filme escolhido para a estreia foi o longa Que Bom Te Ver Viva (1989) da cineasta Lúcia Murat que retrata a situação da tortura vivida durante a Ditadura militar no Brasil.
O evento acontece em todas as capitais do país e, embora tão pouco divulgado, ele teve início no dia 3 de novembro e funcionará até o dia 20 de dezembro.
Entre os aspectos relacionados aos Direitos Humanos que são abordados pelos filmes estão os seguintes temas: Direitos das pessoas com deficiência; População LGBT/enfrentamento da homofobia; Memória e verdade; crianças, adolescentes e juventude; pessoas idosas; População negra; população em situação de rua; Mulheres; população indígena; Direitos Humanos e segurança pública; Proteção aos defensores de Direitos Humanos; Direito à participação política; Combate à tortura; Situação prisional democracia e Direitos Humanos.
Além disso, há um projeto do Governo Federal para que o evento se estenda às outras cidades no sentido de descentralizar o acesso ao conteúdo da mostra. Com esse objetivo foi criado o projeto “Democratizando” (com inscrições até o dia 25/11) em que possam se inscrever quaisquer instituições e espaços culturais de todo o Brasil que tenham interesse em exibir os filmes da Mostra a parcelas da sociedade que tem pouco ou nenhum acesso à cultura ou conhecimento de seus direitos.
Confira abaixo os 24 filmes selecionados para a Mostra Competitiva:
Para saber mais detalhes sobre a exibição em sua cidade, acesse este link.
Fonte das imagens Divulgação/6 Cups of Chai