Podcafé 2019: Será que a moda dos filmes interativos vai pegar?
O ano é 2019 e a indústria do cinema já não sabe mais como se reinventar. Depois da moda dos filmes 3D, formatos direfentes de tela (como o IMAX, para dar mais imersão) e experiências que ultrapassam a barreira da tela (e jogam água nas pessoas), surge uma nova tendência: os filmes interativos.
Quer dizer, não é bem uma tendência, porque até agora a gente só tem um exemplo recente de filme com essa novidade, que é o "Black Mirror: Bandersnatch". Contudo, basta um exemplo de sucesso (não que o filme seja incrível por sua inovação) e com projeção mundial para que outras produtoras tenham a mesma ideia e comecem a entulhar os serviços de streaming com projetos similares.
Assim, pegando a onda de Bandersnatch (Leia a nossao crítica do filme do Black Mirror), nossa equipe resolveu sentar na sala de justiça para falar umas groselhas sobre esse tipo de experiência. Afinal, este é realmente o primeiro filme do tipo? Há outras mídias apostando em conceitos que dão a liberdade de escolha para o usuário?
Além disso, a gente também aproveita a vibe pra falar de finais alternativos, que, de alguma forma, tentam dar uma escolha para o público escolher qual é mais interessante. Há inúmeros filmes — incluindo aí "Eu sou a Lenda", "O Nevoeiro" e "Os 7 Suspeitos" — que trazem diferentes versões de encerramento, bem como existem alguns títulos que tiveram planejamentos para gravação, mas que nunca chegaram a ser executados.
Enfim, será que um filme icônico como "Os Pássaros" com um final diferente teria impactado a indústria do cinema? Embarque conosco em mais uma discussão calorosa do Podcafé. Pegue seu café e dê o play!
Então, o que você acha do assunto e das nossas ideias? Será que o futuro é interativo? Ou esta ideia é mais legal apenas nos video games? Finais alternativos são mesmo necessários?
Você também pode ouvir (e baixar) o Podcafé pelo nosso App para Android.
Ou então adicione o link do nosso feed RSS em seu app.