Podcafé XX: Pode empoderar, sim! Um papo sobre a presença da mulher no cinema
Charlize Theron chegou aos cinemas explodindo tudo em “Atômica”, enquanto Nicole Kidman e um time de mulheres arrasa o quarteirão em “O Estranho que Nós Amamos”. Por outro lado, não faltam títulos com mulheres estereotipadas e retratadas como unicamente fúteis e superficiais ou, ainda, aqueles em que são objetificadas. Os recentes "Baywatch" e a releitura de "Jumanji" são exemplos claros.
Afinal de contas, as coisas estão mudando ou não para as mulheres no cinema?
Reunimos um time especial, tiramos os homens da sala e convidamos mulheres para uma edição exclusivamente feminina do Podcafé, para discutir a presença delas na frente e atrás das câmeras, no cinema nacional e internacional.
Estamos sendo representadas com toda a complexidade que merecemos nos papeis? E na parte da produção, há igualdade de gênero na direção, roteiro, produção e cargos executivos? Bem longe disso! Em 2016, ano que bateu recorde de presença feminina nos papéis centrais dos filmes, apenas 29% dos longa-metragens de Hollywood foram protagonizados por mulheres, de acordo com estudo realizado na Universidade de San Diego, na Califórnia.
O mesmo estudo mostra que a porcentagem de mulheres que têm fala nos filmes é de apenas 32%, conseguem imaginar? E quando a gente faz recorte de raça, então... 75% das mulheres que aparecem em papeis centrais são brancas. Ou seja: um longo caminho ainda está pela frente.
Neste Podcafé XX, a gente discute um pouquinho sobre nossa percepção com relação à presença feminia no cinema. Dá o play aí e confira o que quatro mulheres têm a dizer sobre isso. Veja também em seguida uma lista de filmes com o selo PodEmpoderar, de produções dirigidas e roteirizadas por mulheres ou com um olhar coerente sobre as mulheres retratadas!
Curtiu? Discorda ou concorda de algo que a gente falou? Aproveita e deixa seu comentário!
E aqui entra agora aquela lista marota de filmes que a gente prometeu!
*Importante, pessoal! Com "Podcafé XX", a gente quis fazer uma referência ao feminino, mas, de forma nenhuma queremos ser excludentes ou cisnormativos. Por isso, esse podcast traz também menção a filmes com mulheres trans, assim como a lista acima. Se você tem alguma dica de filmes ou quer comentar algo sobre, manda nos comentários! ;)
Você também pode ouvir (e baixar) o Podcafé pelo nosso App para Android.
Ou então adicione o link do nosso feed RSS em seu app.